Fisioterapia
É a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas.
O objetivo desta área é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Utiliza-se de conhecimento e recursos próprios como parte do processo terapêutico nas condições psico-físico-social para promover melhoria de qualidade de vida.
Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica
A Fisioterapia aplicada à ortopedia visa tratar, prevenir e reabilitar, disfunções osteomioarticulares e tendíneas resultantes de traumas e suas consequências imediatas e tardias, atua na prevenção e no tratamento de distúrbios do sistema músculo esquelético, sejam eles crônicos ou agudos.
Fisioterapia Neurológica
Fisioterapia Neurológica é uma área específica da Fisioterapia, que tem foco em pessoas afetadas por doenças neurológicas ou lesões na medula espinhal. O fisioterapeuta neurológico, então, atua em todas as condições que tenham disfunções no cérebro, tronco encefálico, medula espinhal, nervos periféricos e junções neuromusculares.
Fisioterapia Respiratória
A Fisioterapia respiratória visa tratar e/ou prevenir distúrbios do sistema respiratório, como asma, bronquite, pneumonias e outras. São vários os recursos utilizados na fisioterapia respiratória como drenagem postural brônquica seletiva, cinesioterapia respiratória, dentre outras.
Fisioterapia Dermatofuncional
A Fisioterapia Dermatofuncional abrange o tratamento das disfunções relacionadas à pele e seus sistemas. Tem o objetivo de proporcionar a saúde, bem-estar e a qualidade de vida do indivíduo. Possui aplicações em grande parte de técnicas manuais para tratamentos faciais e corporais, agregando também tratamentos associados com uso de aparelhos. São tratadas disfunções como celulite, gordura localizada, flacidez de pele, estrias, edemas e linfedemas, pré e pós-operatórios de cirurgias plásticas, gestantes, dentre outros. Na Integrare Terapias Integradas, atuamos nos distúrbios linfáticos pré e pós operatórios principalmente relacinados a cirurgias vasculares. Os recursos utilizados são: drenagem linfática manual, ultra som, TENS e cinesioterapia Os resultados vão além da estética, melhorando a auto-estima e o equilíbrio emocional.
Osteopatia
A osteopatia é uma ciência terapêutica que avalia e trata as disfunções biomecânicas. Por meio de uma avaliação da estrutura corporal o fisioterapeuta detecta uma desordem da mecânica de um ou mais elementos anatômicos e por tratamento manual, restabelece a mobilidade adequada a região, permitindo ao organismo seu equilíbrio natural.
RPG/SS - Reeducação Postural Global e Sensações Somáticas
É o método da fisioterapia que trata das desarmonias do corpo humano como um todo, e ao mesmo tempo considera as necessidades individuais de cada paciente, uma vez que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas. Esta técnica visa atender não só pacientes com dor, como também aqueles que buscam um melhor equilíbrio e harmonia com seu corpo.
Pilates
O pilates tem se tornado uma atividade bastante comum entre a população, sendo praticada tanto como atividade física quanto por orientação médica voltada para a recuperação de problemas de saúde. Dessa forma, pilates e Fisioterapia estão ligados na busca pelo bem-estar.
Sendo o Fisioterapeuta o profissional que trabalha diretamente com a reabilitação de pacientes, não há ninguém melhor que ele para a aplicação das técnicas de pilates.
é um composto de exercícios físicos e alongamentos que utilizam apenas o peso do corpo para sua realização. Visando trabalhar a reeducação e melhoria dos movimentos trazendo benefícios ao corpo e à mente.
Esse método de exercícios foca na qualidade dos movimentos, tendo como resultado um praticante com forças revigoradas. Entre os benefícios da prática do pilates estão o aumento da força muscular, da flexibilidade, do equilíbrio, da coordenação motora e da consciência do próprio corpo.
Além disso tudo, o pilates ainda pode melhorar a postura e a musculatura do “centro da força“, que é o grupo de músculos responsável pela sustentação da coluna e dos órgãos internos.
Isostretching
É um método fisioterapêutico, com exercícios que permitem alongar e fortalecer isometricamente os músculos do corpo, atuando na prevenção e no tratamento das alterações osteomusculares. Os exercícios são: posturais (executados dentro de uma posição vertical correta); globais(o corpo todo trabalha a cada exercício, principalmente os músculos da coluna vertebral) e eretos (trabalha a musculatura mais profunda da coluna).
Cadeias Musculares
Um método de tratamento através da terapia manual que visa liberar bloqueios articulares, aderências, contraturas musculares e encurtamentos. As cadeias musculares são indicadas para recém nascidos, crianças com deformidades nos pés, joelhos, escolioses, dores do crescimento, atletas, pessoas ativas, sedentárias, idosos, a fim de prevenir ou atenuar as disfunções físicas e orgânicas.
Reabilitação Vestibular
A fisioterapia vestibular, também denominada de reabilitação vestibular, é constituída por exercícios específicos de olhos, cabeça e/ou corpo e/ou manobras terapêuticas com o objetivo de reduzir os sintomas de desequilíbrio e tontura associado com patologia vestibular (doença ou desordem) O sucesso da reabilitação vestibular tem sido observado em muitos pacientes, os quais referem redução ou remissão dos sintomas e melhora da qualidade de vida e da capacidade funcional.
Reabilitação em Disfunção da ATM
A dor crônica, sem alívio, causa grande transtorno na vida dos pacientes. Existe uma estreita relação entre a região cervical e as estruturas que compõe o aparelho mastigatório. Assim, movimentos funcionais da mandíbula comprometem movimentos da cabeça e pescoço, o qual envolve a ATM, articulação atlanto occipital, região cervical e seus músculos. Existem técnicas fisioterapêuticas exclusivas para o tratamento desta disfunção com terapia manual, craniana e cuidados posturais globais.
Fisioterapia Uroginecológica
A fisioterapia uroginecológica é uma área da fisioterapia que abrange diferentes especialidades como urologia, ginecologia, coloproctologia e sexologia.
Ela é indicada para o tratamento e prevenção dos problemas relacionados ao enfraquecimento da musculatura do assoalho pélvico. No caso das mulheres, essa estrutura anatômica sustenta bexiga, intestino, reto, útero e demais órgãos do aparelho genital.
A fisioterapia uroginecológica é muito importante para garantir o bom funcionamento dos aparelhos reprodutor, urinário e digestório. A cinesioterapia envolve a prática de exercícios próprios para os grupos musculares do assoalho pélvico no intuito de torná-los mais fortes e resistentes; a eletroestimulação consiste no emprego de estímulo elétricos para fortalecer a musculatura da região pélvica e o biofeedback, por sua vez, possibilita a monitoração de diferentes funções musculares involuntárias, o grau dessa atividade e o treinamento para aprender a controlar tais movimentos.É possível tratar e prevenir disfunções sexuais, problemas de incontinência e, inclusive, preparar a musculatura do assoalho pélvico para a gestação, parto e pós-parto.